Pular para o conteúdo
Início » Blog » Pertencimento

Pertencimento

Por que nem sempre os melhores times vencem?

Acredito fortemente que nos momentos de dificuldade é preciso ter algo a mais pelo que lutar. Sentir que faz parte de uma coletividade que compartilha dores, sonhos e conquistas é, sem dúvida, um grande combustível.

No esporte, o amor por aquilo que se faz pode facilmente ser apagado por um ambiente ruim, por pessoas que não compartilham dos seus valores e ideais. Nada mais frustrante para quem se dedica do que olhar para o lado e ver um(a) companheiro(a) não fazendo nada além mínimo, não é verdade?

No momento em que conseguimos implantar na maioria do time o sentimento de pertencimento ele se torna contagiante e é praticamente impossível ficar de fora. É nessa hora que aquele(a) jogador(a) que não é tão habilidoso se mata por uma vaga, incomoda o titular e, quando entra, faz bonito. .

Mas como despertá-lo em equipes problemáticas? Bom, não existe fórmula mágica ou receita de bolo, mas experimente começar por tratar todos da mesma forma: sem privilégios, sem proteção ou perseguição.

Em seguida, passe por mostrar a eles que TODOS são parte grande de uma grande engrenagem e que cada peça é vital para para o seu funcionamento. As pessoas precisam acreditar que são importantes, PORQUE REALMENTE SÃO. .

Um outro fator muito relevante é que todos precisam desenvolver algum nível de autonomia e poder de decisão. Ninguém se sente parte apenas obedecendo ordens ou realizando trabalhos repetitivos.

Pouco importa se você tem muitas estrelas no time ou vários jogadores medianos, se tiver sucesso em fazê-los sentirem-se PERTENCENTES àquele universo, eles darão sangue por cada vitória e se lembrarão para sempre com carinho dos momentos que aquele time viveu junto.

Faz sentido para você?

Depois me conte nos comentários!

Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?