[:pb]Se tem uma coisa com a qual todo treinador deve ser preocupar é com a qualidade das suas intervenções. O tempo técnico (time out) é o momento em que o treinador possui 1 minuto para determinar como o time irá agir a partir daquele momento.
É muito importante que o técnico tenha em mente uma estrutura clara para que passe a maior parte do tempo dando informações válidas e não esbravejando ou reclamando da postura dos atletas. Existe um momento para reclamar, mas COM CERTEZA não é durante o jogo.
Então eu gosto de pensar na seguinte tríade: PROBLEMA – ROTA – MOTIVAÇÃO.
PROBLEMA: Cabe ao treinador apresentar o problema de maneira muito rápida e objetiva. Não dá para gastar mais do que 5 ou 10 segundos pontuando o que há de errado.
ROTA: Em seguida o técnico precisa MOSTRAR OS CAMINHOS. Ou seja, dar soluções para os problemas apresentados, dar orientações de maneira muito clara, fazer uma proposta. É aqui que devemos investir a maior parte do tempo. Talvez 40 a 45 segundos.
MOTIVAÇÃO: Nos instantes finais é fundamental que os atletas saiam motivados e conscientes de que a proposta é viável. É muito importante que eles voltem para a quadra SABENDO que se executarem tudo aquilo que foi combinado durante o tempo técnico sairão com a vitória.
Fez sentido para você? Se sim, encaminhe para um treinador de quem você gosta muito!
#BeachHandball #TreinadorDesportivo #CoachEsportivo #Motivação #Timeout #HandeboldeAreia #BalonmanoPlaya[:]