[:pb]Quantidade não é qualidade.
O planejamento da temporada e de cada sessão de treinamento é fundamental para otimizar os resultados da equipe. É comum vermos, no esporte amador, equipes treinando apenas 2 ou 3 vezes na semana, por isso esses treinos devem ser aproveitados ao máximo.
Pensar bem toda temporada e cada treino gera muitos benefícios à equipe e garante que o treinamento não caia no fator mais desmotivante de todos: ser repetitivo.
Algumas dicas:
Planejar só na cabeça não é a mesma coisa. Procure anotar. Pode ser no word, evernote, bloco de notas, excel ou bom e velho papel.
Procure colocar o embasamento técnico no início de temporada e isso dará repertório aos atletas e irá favorecer o desenvolvimento do trabalho ao longo da temporada.
É importante que haja alternância entre o foco ofensivo e defensivo, entre técnico e tático, para que todos sintam-se relevantes em suas funções e tenham sua curva de evolução ajustada.
Para cada treino, procure ter em mente os exercícios que serão propostos, coloque-os dentro de uma progressão pedagógica e estude as possíveis variações.
Ah! E tenha hora pra começar e hora para acabar os treinos! Um hora e meia de trabalho intenso na areia é mais que suficiente.
Um abraço!
Marcio Magliano[:]